Como unir a Contabilidade Digital e a Consultiva?

Com todos os avanços tecnológicos que vem acontecendo, várias profissões estão sentindo a necessidade de se reinventar e com a contabilidade não é diferente, nesse cenário surgiu a Contabilidade Digital, onde múltiplas tarefas são feitas de forma automatizada. Mas, não basta apenas isso para se destacar,

é preciso atualizar e modernizar na forma de fazer. Por isso, hoje vamos conversar sobre a Contabilidade Digital unida à Contabilidade Consultiva. 

  1. O que é a Contabilidade Consultiva?

Na Contabilidade Consultiva o contador vai muito além do papel burocrático que estamos acostumados a ver, aqui ele atua como um aliado estrategista para a empresa, sugerindo melhorias e orientando o empresário acerca do melhor caminho a seguir financeiramente. A forma de fazer a gestão contábil passa a ser personalizada e exclusiva para aquela empresa, de acordo com os dados que o contador têm, dessa forma, torna- se mais fácil para a empresa alcançar o sucesso. 

  1. O que é a Contabilidade Digital?

Basicamente, trata-se da otimização das responsabilidades contábeis pela inserção de aplicativos e softwares que realizam essas funções de forma automatizada. Com ela, os processos têm sua eficácia, segurança e agilidade aumentadas, desenvolvendo uma melhora na rotina de trabalho do contador e do cliente.

  1. Como elas atuam de forma conjunta?

Na verdade, as duas modalidades automaticamente se complementam. Com a integração de dados automática possibilitada por softwares da Contabilidade Digital, os dados chegam até ao escritório contábil em tempo real e assim o contador consultor consegue analisar melhor o que acontece na empresa, consegue traçar estratégias de crescimento e alterar a rota sempre que necessário. 

Já os sistemas que melhoram a comunicação entre as partes, permitem que haja essa aproximação e permitem que o contador possa trabalhar em parceria com a empresa. Além disso, com a otimização de tarefas que antes roubavam todo o tempo do contador por serem repetitivas, ele pode se dedicar a buscar soluções estratégicas mais aprofundadas no modelo de negócio em questão. 

  1. Como entregar esse serviço?
  1. Entenda o seu cliente: antes de mais nada é preciso conhecer seu público-alvo, entenda o que ele espera de um contador, quais tarefas ele considera essenciais e o que ele considera um adendo especial;
  2. Se adeque: agora que você já sabe o que precisa fazer para atingir esse público, se adeque a ele! Trace estratégias e métodos, pense no que você precisa ter/fazer para alcançá-los. 
  1. Planejamento: sabendo quais serviços você irá oferecer, é hora de saber quais poderão ser feitos de forma automatizada e em quais softwares/aplicativos você precisará investir. 
  2. Preparação: é o momento de instruir sua equipe para usar essas ferramentas tecnológicas, ofereça cursos e treinamentos à eles;
  3. Alinhe propósitos: ainda com sua equipe, você precisará deixar claro quais serão seus diferenciais, qual o impacto que terão na empresa do cliente, como você está planejando colocar em prática e como isso afetará em suas rotinas;
  4. Escolha seus clientes: de nada adianta oferecer seus serviços para empresas que não querem desapegar dos métodos tradicionais, que não querem ver o contador como um aliado ou que não acreditam na eficiência da automação de tarefas. Procure por aqueles que sabem o impacto que esse serviço lhes causará. 

Coloque esses conhecimentos em prática agora mesmo e mude a forma de fazer contabilidade!

Gostou do assunto e quer saber mais sobre Contabilidade Digital? Clique abaixo e confira o E-book completo.